Transtorno bipolar: O que caracteriza essa doença?

O transtorno bipolar tem como característica alteração entre acontecimentos maníacos e depressivos. Cada tempo de “oscilação de humor” pode ate durar dias, semanas ou ate mesmo isso pode permanecer durante meses e pode também acontecer com alta ou baixa freqüência.

Transtorno bipolar: O que caracteriza essa doença?

transtorno-bipolar-o-que-caracteriza-essa-doenca

Essa doença é considerara uma doença crônica, essa informação nos leva a entender que ela pode durar anos, ou por toda a vida da pessoa. Apesar de não existir ainda a cura para essa doença, o tratamento normalmente é muito eficaz para se diminuir as oscilações constantes e a manutenção do equilíbrio psíquico.

Motivos

Não existe um real motivo que possa explicar o real motivo do aparecimento desse transtorno bipolar, porem foram feitas algumas pesquisar que mostraram alguns quadros que aparentemente estão evoluindo nas oscilações acusadas pela doença, como: prioridades biológicas, desequilíbrio nos neurotransmissores, um desequilíbrio nos hormônios, hereditariedade e muito outros fatores decorrentes.

O diagnostico dessa doença é feito em um consultório medico por uma pessoa especializada e isso acontece por meio de uma lembrança completada no qual o psiquiatra estará fazendo varias perguntas para que ele possa diagnosticar se o paciente vai apresentar alguns sintomas de distúrbios. Muitas são às vezes, que as pessoas procuram o medico, apenas, na fase depressiva da doença e não falam sobre as alterações vibrantes de humos. Isso de fato ira comprometer a avaliação, ate mesmo a conclusão do diagnostico do especialista naquele momento e vai acabar gerando um diagnostico de depressão.

Sinais do problema

Os sinais acabam variando de acordo com os episódios. Na fase maníaca, a fase avançada, o paciente apresenta entusiasmo, excesso de energia, excesso de desejo sexual, necessidade reduzida de sono, fica muito irritada, fica muito hiperativa, ganho ou perca de peso e pensamentos extremamente rápidos. Já na fase depressiva, há pessoa passa a deixar de lado as atividades de rotina, uma perda de energia, tristeza, excesso de sono, lentidão, choro, desinteresse sexual, pensamentos bem lentos e outros sinais.

Para um tratamento saudável desta ou de outras patologias através de um plano de saúde em campinas, contate nossos atendentes de plantão.