A principal forma de transmissão da gripe, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é pelo contato de secreções respiratórias como: gotículas da saliva, secreções derivadas da tosse e espirros até mesmo da fala e também pelas superfícies contaminadas (corrimãos, sanitários, balcões, maçanetas, etc.)

Unimed Saúde Notícias

unimed

Com a queda das temperaturas o vírus da gripe aumenta com mais facilidade atingindo grande parte das pessoas e a melhor forma de prevenção é a vacinação, que deve ocorrer nos primeiros meses do outono.

Diferença Entre a Gripe e o Resfriado

– Gripe: É causada pelo vírus Influenza; pode ter tosse, inflamação na garganta, dor de cabeça, causa dores no corpo, fraqueza, mal-estar e febre alta. Se não for tratada corretamente pode evoluir para pneumonia, por isso é muito importante entender e cuidar da maneira certa.

– Resfriado: É causado por diversos germes; tem sintomas mais suaves e de menor duração como: nariz escorrendo, tosse, dor de garganta e para ele não existe uma vacina.

Sintomas Da Gripe

A infecção desse vírus produz febre, coriza, tosse, dor de cabeça e sensação de mal-estar generalizado. Calafrios ou sensação de frio podem sinalizar a chegada de uma gripe. A febre é muito comum durante os primeiros dias e a temperatura pode atingir 39 ºC ou 40 ºC.

Os sintomas respiratórios podem ser relativamente leves no início: dor de garganta irritativa, sensação de queimação no peito, tosse seca e coriza. Depois, a tosse pode ficar intensa e produtiva (com catarro). A boca e a garganta também podem ficar avermelhadas e os olhos lacrimejantes e discretamente irritados.

A pessoa doente, especialmente se for criança, pode apresentar náusea e vômito. Após dois ou três dias, a maioria dos sintomas desaparece rapidamente. A febre pode durar por até cinco dias. A fraqueza e a fadiga podem persistir por vários dias ou, ocasionalmente, por semanas.

Como cuidar e Prevenir a Gripe

– Evite frequentar ambientes aglomerados e fechados;

– Lave  as mãos com frequência;

–  Faça alimentação equilibrada, com frutas e legumes e  hidrate-se, em dias mais frios sentimos menos sede, mas precisamos beber água mesmo assim.

– Vacina Contra a Gripe. A principal medida preventiva, hoje, contra o vírus da gripe é a vacinação.  A vacina de um determinado ano não imuniza o indivíduo para sempre. É preciso tomar a vacina todos os anos.