Se você tem interesse em resolver um problema de calvície, quer aumentar o volume e saúde das barbas ou de seus cabelos ou quer potencializar o crescimento de suas sobrancelhas, com certeza já pesquisou ou ouviu falar da solução minoxidil.

Esquema de perda de cabelos

São muitos os medicamentos, loções e vitaminas que prometem acabar com esses problemas, mas a internet está cheia de pegadinhas e enganações! Muitas pessoas pagam caro por um tratamento capilar e acabam se frustrando com o resultado. Não é o caso deste fármaco!

É um fármaco barato que cumpre o que promete. Seu tratamento, apesar de parecer milagroso, não é rápido. É preciso ter paciência e realizar os procedimentos de forma correta diariamente. É importante também ter acompanhamento de um dermatologista.

Existem duas formas de fazer o tratamento: com loção ou comprimido. O mais comum é em forma de loção, é fácil de aplicar mas é necessário cuidado para o produto não cair em alguma parte do corpo que esteja fora da região de tratamento desejada.

A loção deve ser aplicada na dosagem correta (2 ml ao dia, dividido em duas aplicações) em cima do local onde se deseja tratar (cabelos, sobrancelhas ou barba). A priori o local não deve ser enxaguado.

O uso de comprimido é menos comum. Pode ser prescrito para pacientes que apresentam irritação com o uso da loção, ou não conseguem se adaptar com a rotina de uso. Existe também algumas doenças associadas a perda capilar que, em casos severos, podem necessitar do tratamento via oral.

 

Segue abaixo uma lista de 8 coisas que você provavelmente não sabia sobre esse medicamento:

homem calvo

 

  1. O que é e para que serve?

É um medicamento para calvície e outros problemas relacionados ao couro cabeludo e demais pelos do corpo. O que pouca gente sabe é que o remédio não foi criado para este fim.

Inicialmente era utilizado no tratamento de pressão alta, pois ele dilata os vasos sanguíneos e diminui o risco de infarto. Porém, um efeito colateral chamou muita atenção: ele fazia crescer pelos pelo corpo.

Visto que o potencial de mercado do remédio seria mais amplo no nicho de tratamento capilar, houve algumas mudanças em sua formula para que fosse seguro usá-lo para fins estéticos.

Hoje em dia o medicamento é utilizado para tratar calvície, queda de cabelo, para aumentar a quantidade de barba, auxiliar no crescimento do cabelo e sobrancelhas. Pode ser comprado em loção ou, quando houver prescrição médica, em comprimido.

 

  1. Quanto tempo demora para ter resultado?

tempo para resultado

 

Utilizado da forma correta, com todos os passos sendo seguidos diariamente, os primeiros resultados são notados de seis a doze meses após o início do tratamento. É importante não interromper a medicação, pois isso pode causar efeito contrário do esperado.

Dicas para potencializar o resultado:

  • Aplicar da forma correta.

Divida o cabelo em cinco partes e comece a aplicação pelo centro, borrifando cinco vezes em cada parte e massageando o couro cabeludo até que absorva toda a loção.

  • Faça acompanhamento com um dermatologista.

O médico poderá te indicar vitaminas, outros medicamentos e procedimentos em seu consultório para potencializar o efeito do remédio.

  • Utilize pelo menos 30 minutos após lavar os cabelos.

Alguns especialistas indicam utilizar com o couro cabeludo, mas foi constatado que a água evita a recristalização do ativo. O ideal é ver o que seu médico indica, de acordo com o resultado que se espera alcançar e com o estado em que seu cabelo se encontra.

  • Use ativos para fortificar a fórmula.

Se o tratamento é com remédio manipulado, algumas substâncias podem ser inseridas a fim de auxiliar o tratamento. Exemplos: fatores de crescimento, vitaminas, inibidores da enzima 5-alfa etc.

  • Não interrompa o tratamento.

Persistência é fundamental para se obter o resultado desejado de forma duradoura.

 

  1. Como atua no cabelo?

Ele atua alargando os folículos capilares, fazendo com que os cabelos e pelos cresçam mais grossos e fortes. Também faz com que novos fios de cabelos surjam. Os fios ficam fortes e saudáveis.

Serve tanto para homens quanto para mulheres, porém, no caso das mulheres, é necessário ajustar a formula para que não desregule o crescimento de pelos no rosto.

 

  1. Quais são os benefícios do remédio?

– Combate a calvície;

– Estimula o crescimento da barba;

– Fortalece o cabelo, proporcionando seu crescimento;

– Interrompe a queda constante de cabelo;

– Atua também na sobrancelha e nas unhas;

– O custo-benefício é ótimo. É barato e eficaz.

 

  1. Por quanto tempo precisa deixa-lo agindo no cabelo?

Se for utilizado com os cabelos secos, lave e aguarde 30 minutos para iniciar a aplicação. Aplique massageando o produto no couro cabeludo. Não enxague. Com os cabelos úmidos e limpos, o procedimento é o mesmo.

O ideal é deixar nos cabelos até a próxima lavagem mas, caso não consiga, é indicado deixar no mínimo 4 horas.

  1. Quantas vezes ao dia devo usar minoxidil?

A loção deve ser aplicada duas vezes ao dia, num intervalo de 12 horas.

 

  1. Por que o cabelo cai com minoxidil?

Nas primeiras semanas de medicação não é incomum que haja queda de cabelo. Não se assuste! Isso acontece porque um dos primeiros efeitos do remédio é a queda dos fios que estão na fase telógena (fase terminal). Eles caem para que novos fios possam nascer, mais fortes, grossos e saudáveis.

 

  1. Quanto tempo demora para fazer efeito na sobrancelha?

Para tratamento nas sobrancelhas é indicado manipular o medicamento numa dose de 5% ou menos. Com três aplicações diárias, a partir do segundo mês já é possível observar mudanças. Procure indicação médica!

8 coisas que você provavelmente não sabia sobre o minoxidil