A doença de catarata é a causa de mais de 47% de todos os casos de cegueira em todo o planeta segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mesmo sendo uma doença muito comum na sociedade moderna, a maioria das pessoas não sabem como identificar os sintomas de catarata.

Em nossos olhos, temos uma estrutura chamada cristalino, ele é uma lente natural do nosso olho e é nesta parte que surge a catarata, causando uma perda da visão progressivamente.

Mesmo que a catarata seja mais acometida a idosos, algumas pessoas podem apresentar a doença a partir dos 40 anos de idade, além disso, algumas pessoas podem ter catarata precoce ainda mais cedo.

Quais são os tipos 5 de catarata?

Confira abaixo quais são os 5 tipos de catarata e quais são as causas de cada tipo.

Catarata congênita

Na maioria das vezes, a catarata congênita está acometida à pessoa desde o seu nascimento, se desenvolvendo nos primeiros anos de vida.

Este tipo de catarata ocorre devido a uma má formação do cristalino, seja por uma doença transmitida pela mãe, uso de drogas, álcool ou tabaco durante a gravidez.

Catarata Senil

A catarata senil é mais presente em idosos, afinal, ela ocorre devido ao processo de envelhecimento na região dos olhos, mais precisamente na estrutura do cristalino.

Catarata Secundária

A catarata secundária geralmente é causada pelo uso frequente de medicamentos que contêm corticoide, diabetes descontrolada ou glaucoma não tratado.

Catarata Traumática

Como o nome sugere, a catarata traumática é causada por lesões na estrutura do cristalino, porém, na maioria destes casos, a doença demora alguns anos para surgir.

Catarata por radiação

A catarata por radiação surge quando a pessoa fica exposta a radiação com frequência, este tipo de catarata é muito comum em pessoas que tratam câncer com tratamentos por meio de radiação.

Quais são os sintomas de catarata?

A catarata costuma não ter sintomas significativos no início, porém, com o desenvolvimento da doença, os sintomas não só surgem como são desagradáveis, afetando a qualidade de vida da pessoa.

Na maioria das vezes, a catarata acomete os dois olhos da pessoa, e em alguns casos, a doença se desenvolve mais rápido em um dos olhos.

Confira abaixo 5 sintomas de catarata para saber como identifica-los mais facilmente.

Visão nublada ou embaçada

O sintoma mais comum da catarata é a visão embaçada, isso ocorre porque a lente natural do olho se torna opaca, fazendo com que a luz não consiga penetrar a estrutura do cristalino para gerar imagens nítidas.

Dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz

A maior parte das pessoas com catarata tem muita dificuldade em enxergar em locais escuros.

Isso se torna um fator de risco a vida quando uma pessoa com catarata está dirigindo a noite, pois, a opacidade nos olhos faz com que a pessoa desenvolva uma sensibilidade à luz, tendo ainda mais dificuldade em dirigir devido a iluminação pública e os faróis dos outros veículos.

Dificuldade em focar a visão na leitura

Como a visão se torna muito embaçada quando acometida pela catarata, a pessoa costuma ter muita dificuldade de leitura mesmo quando as letras não são tão pequenas.

A sensação descrita por estas pessoas é que a visão se torna embaralhada ou duplicada.

Alteração na cor dos olhos

Quando a pessoa desenvolve catarata, geralmente o centro do olho muda de cor, exibindo uma coloração esbranquiçada graças à opacidade do cristalino. Quanto mais a doença se desenvolve, mais esbranquiçada se torna a estrutura.

Conclusão

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns em todo o mundo, porém, pode ser tratada com cirurgia de nível ambulatorial.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico simples, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Os 5 principais sintomas e tipos da doença de catarata