Na maioria das vezes, quando as espinhas aparecem em nosso rosto, nossa principal preocupação é com a aparência. Fazemos de tudo para que ela vá embora, passamos produtos, cosméticos, tentamos esconder a todo custo, porém as espinhas podem revelar problemas que não fazemos ideia.
Cada lugar do corpo o qual as espinhas aparecem pode significar algo, e praticamente ninguém tem consciência disso. A seguir você conferirá quais sinais as espinhas podem apresentar e o que fazer para mudar isso.
Espinhas podem indicar sinais de problemas na saúde
O nosso organismo sempre irá refletir nosso hábitos alimentares. Se comemos bem, nosso organismo responderá bem. Se comemos mal, ele responderá de uma forma desagradável. Assim acontece com a pele, que sempre nos comunica quando nosso corpo está com problemas.
O aparecimento de espinhas e acnes pode estar diretamente associado à nossa saúde e o modo como cuidamos de nosso corpo. Os dermatologistas especialistas no assunto afirmam isso.
O médico dermatologista e diretor de costmética e investigação clínica do Departamento de Dermatologia do Mt. Sinai Hospital (NY), Joshua Zeichner, apresentou uma pesquisa indicando as causas mais habituais de espinhas em cada área de nosso corpo.
Espinhas no queixo, mandíbula e pescoço
Os hormônios, como a testosterona, flutuam durante o ciclo menstrual e fazem com que as glândulas produzam mais óleos, que podem acabar obstruindo os poros e causar espinhas. Para preveni-las, o indicado é a aplicação de produtos antiacne ou procurar um dermatologista.
Espinhas na linha do cabelo
A aplicação de produtos na linha do cabelo e muito próxima à pele pode provocar a aparição de espinhas na linhas do cabelo, já que esses produtos podem obstruir os poros. Para evitar que isso aconteça, o correto é evitar aplicar produtos perto dessa região.
Espinhas ao redor da boca
Espinhas ao redor da boca podem ser causadas por resíduos de alimentos ácidos (limão, vinagre, etc), que podem irritar a pele e causar inflamações, além de restos de gordura provenientes de frituras, causando o bloqueio dos poros.
Portanto, cuide sempre da alimentação, da limpeza da pele e procure um dermatologista especializado no assunto!